Dea Busato
Biografia
Natural de Itajaí/SC.
Com formação em jornalismo. Trabalha com TV desde 1990, passando por canais como TV manchete, TV Globo, RBS TV e SBT.
Cursou artes cênicas na CAL-RJ e trabalha como atriz em projetos de teatro, cinema e TV. Participou de séries, seriados e novelas, na Rede Globo de Televisão, como Bang Bang e Tempo de Amar e também pode ser vista em longas-metragens brasileiros.
Sua primeira aparição no cinema foi em Procuradas (2004), de José Frazão, com Rita Guedes e Paula Burlamaqui, selecionado para o Festival de Gramado daquele ano.
Se destacou nacionalmente interpretando a personagem Ingrid, em Bang Bang (2005), telenovela da Rede Globo que foi exibida entre 2005 e 2006, e como Dona Minina, no filme Os Senhores da Guerra 2: Passo da Cruz (2014), de Tabajara Ruas, que narra a história verídica dos jovens irmãos Julio e Carlos Bozano, que se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1923.
Pelo longa Os Senhores da Guerra, foi premiada com o kikito de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Gramado.
Atuou como atriz no espetáculo musical Negros em Desterro, dirigido por Lelete Couto.
Pela experiência em cena e em frente às câmeras, como apresentadora e atriz, passaram a lecionar, ensinar sobre a arte de interpretar para as câmeras ou falar em público. Desde 1998, quando criou o Estúdio de Atores, para oferecer aulas de atuação, faz consultorias e criou seu próprio método de ensino na área. Andrea também atua como locutora, dubladora e cantora.
É integrante e vocalista na Banda Moksha, de Florianópolis SC.
Juntou-se ao Dromedário Loquaz em 2021, atuando na experimentação artística “Sob seu olhar o coração do artista palpita e a arte acontece”, realizado de 08 a 10 de abril de 2022, e no espetáculo “A Mulher do General e a Outra”, com dramaturgia e direção de Sulanger Bavaresco.